29 de maio de 2017
Cerca de 250 pessoas foram atendidas pelo SENAR durante Exposição de Animais de Campina Grande
Duzentos e quarenta e oito (248) pessoas receberam orientações no estande do SENAR-PB montado na Exposição Paraibana de Animais e Produtos Industriais (Expapi), realizada entre os dias 21 e 28 de maio em Campina Grande. O volume representa uma média de 31 pessoas por dia. O evento não era realizado há 7 anos.
“A Feira foi um momento de construção e troca de conhecimento entre produtores e técnicos, demonstrando assim que eventos como esse vem somar verdadeiramente para o crescimento da agropecuária paraibana”, avaliou o instrutor Oliveiros Olveira Feire.
Veja também
O produtor Agnaldo Nascimento foi um dos primeiros a visitar o espaço do SENAR. Ele cultiva palma na propriedade e comentou que a variedade não era resistente às pragas, e que o plantio também não tinha sido feito do modo mais apropriado.
“Achei muito bom conversar com o instrutor, porque ele me passou muitas informações importantes para quem está no cultivo da terra. Esse sistema de plantação da palma é muito interessante, eu não cultivava da forma que ele me explicou. Já vou arrancar a palma ruim e implantar essa que ele me mostrou”, disse.
No estande do SENAR foi montado um campo demonstrativo para o plantio de palma e para controle alternativo de Cochonilha de Escama, que atingem a planta. A estimativa é de que o rendimento médio da receita seja de 1 hectare de palma numa solução para bomba de 20 litros, a depender do nível de infestação.
“Cerca de 90% dos produtores que visitaram o nosso estante tinham problemas com essa praga. Orientamos todos para aplicação de uma solução natural para controle alternativo da cochonilha de escama”, comentou o instrutor do SENAR, Félix Queiroga. Veja receita abaixo.
O local também serviu para mostrar o manejo correto para produção de feno. O foco foi apresentar ao produtor formas de produção de alimento. Foram essas técnicas que chamaram atenção do produtor José Maria Cândido Costa, no Agreste Paraibano.
“Para a gente que é agricultor, esse espaço é muito bom para tirar dúvidas e ter informações sobre a nossa atividade. São conteúdos pertinentes à rotina do produtor. E as alternativas que o instrutor apresentou sobre o feno e a palma são possíveis e viáveis de realizar”, comentou.
Confira abaixo a receita para controle alternativo e natural da Cochonilha de Escama. O produtor pode avaliar a eficiência a aplicação, tentando remover a escama com a própria mão. O chamado “mofo” deve sair com o movimento.
Itens:
1 litro de óleo de algodão bruto
1 kg de sal comum
800ml de detergente neutro
Modo de preparo:
Misturar os itens em 5 litros de água e mexer bem.
Depois coloque a solução numa bomba de 20 litros e completar com água.
Aplicar diretamente no foco preferencialmente pela manhã
Repetir a aplicação após 15 dias.
Assista a reportagem do Canal do Produtor sobre a Exposição:
Assessoria de Comunicação Sistema Faepa/Senar-PB
(83) 3048-6050 / (83) 3048-6073
facebook.com/faepasenarpb
senarpb.com.br