29 de maio de 2023

Agronegócio: mulheres que fazem a diferença


Ascom Senar
[addtoany]

Visita técnica ao Rancho Isabelly Chaves

As mulheres vêm conquistando cada vez mais espaço em diversos setores da economia, inclusive no agronegócio. Na Paraíba, não é diferente. Elas estão se tornando protagonistas nas atividades rurais e mostrando que não há nada que as impeça de serem bem-sucedidas em uma área vista, por muito tempo, como exclusivamente masculina.

De acordo com dados do Censo Agropecuário de 2017, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as mulheres que antes representavam 12,7% do total de produtores brasileiros, subiram nas estatísticas para 18,7% no setor. Ainda assim, elas enfrentam muitos desafios, como a falta de capacitação técnica.

Nesse cenário, as mulheres que se destacam na agricultura estão ganhando visibilidade e inspirando outras a seguir o mesmo caminho. Como é o caso de Rayssa Chaves, advogada de formação, produtora rural por opção e sócia-proprietária do Rancho Isabelle Chaves que administra com seu irmão, Glauber Chaves, no município de João Pessoa, capital da Paraíba.

Visita técnica da turma do técnico em agronegócio do Senar-PB ao Rancho Isabelly Chaves

“Tenho muito orgulho de ser mulher, de ser paraibana e está aqui hoje, porque as mulheres no agro possuem muitas qualidades e temos outra percepção da fazenda. Podemos está ocupando esse espaço, seja com a mão na massa ou na parte de gestão, que além de ser muito importante, já que ambos se complementam. E sem deixar de lado a procura em se capacitar cada dia mais na área, porque o conhecimento é a base para uma agricultura moderna e sustentável”, afirma Rayssa.

Outra mulher que vem buscando crescer no agronegócio regional através do incentivo a educação e da inserção no mercado de trabalho é, Nathália Kelly que além de engenheira agrônoma, também está cursando o técnico em Agronegócio disponibilizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural da Paraíba (Senar/PB).

Para ela, é importante que as mulheres tenham esse acesso a capacitação e a novas tecnologias para que possam potencializar seu trabalho.

Nathália Kelly, aluna do curso técnico em Agronegócio do Senar Paraíba

“Hoje a gente vê Rayssa sendo premiada, a frente de uma propriedade rural, no meio do agro que ainda é um ambiente muito masculino. Vê uma mulher se destacando e se empoderando. E isso é importantíssimo, é um ponta pé inicial para nós que estamos buscando crescer através do conhecimento. No meu caso me especializando com o curso técnico em agronegócio do Senar”, comenta Nathália.

Diante desses desafios, organizações como o Senar têm buscado investir nas mulheres no campo por meio do incentivo a capacitação profissional com os cursos técnicos, com a Faculdade CNA. Segundo a Gerente do departamento de Educação Formal da instituição, Poliana Queiroz, os resultados têm sido positivos.

“Elas estão assumindo novos papeis no agronegócio e a procura por capacitação vem aumentando nos últimos anos. Na formação técnica do Senar-PB, temos representação feminina em todos os cursos e as alunas apresentam muita dedicação e ideias inovadoras.  Além disso o Senar  possui ações exclusivas para este público, como é o caso do Programa Saúde da Mulher e a intenção é de aumentar essa atuação”, conclui a gerente.

Assim, mesmo com os desafios que enfrentam, elas estão mostrando que têm muito a oferecer ao agronegócio paraibano e a outras áreas da economia.

Assessoria de Comunicação Sistema Faepa/Senar-PB
(83) 3048-6050 / (83) 3048-6073
facebook.com/faepasenarpb
instagram.com/faepasenarpb
twitter.com/faepasenarpb
youtube.com/faepasenarpb
senarpb.com.br