10 de abril de 2023

Senar capacita profissionais da Usina Japungu para operação de colhedora de cana


Ascom Senar
[addtoany]

O treinamento em operação e manutenção de colhedoras de cana-de-açúcar está acontecendo desde o dia 27 de março na Usina Japungu, em Santa Rita. O objetivo é expandir o conhecimento para os funcionário da empresa.

A capacitação que foi dividida em duas etapas, sendo a primeira do dia 27 de março a 08 de abril e a segunda de 24 a 29 de abril é fruto da parceria entre o Senar-PB e a Usina Japungu.

O engenheiro agrônomo e instrutor de máquinas e mecanização agrícola do Senar, Ronaldo Rocha, diz que a parceria da indústria com o sistema é fundamental, porque o Senar entra com um quadro de instrutores capacitados que conseguem enxergar e ajudar o setor a ter uma maior eficiência nos recursos e ainda comenta sobre o diferencial do curso que está ministrando para os operadores de máquinas.

Produtor encontra na ATeG oportunidade de melhorar sua produção

“O curso é dividido em módulos, nós passamos 18 dias trabalhando com os participantes o conhecimento a nível operacional da máquina, ou seja, colocamos ela para colher cana e também damos ênfase na parte de manutenção preventiva do sistema da colhedora, fazendo cm eles possam entender todos os processos”.

Tatiane Santos, trabalha a seis anos com o Recursos humanos da Japungu e fala sobre a preocupação da empresa em capacitar os seus profissionais.

“Nós entendemos que para oferecer o melhor produto aos clientes e para ter um ambiente de trabalho mais seguro e produtivo, é preciso investir na capacitação dos funcionários. Procuramos oferecer treinamentos e cursos, em parceria com instituições especializadas, para que nossos colaboradores estejam cada vez mais capacitados e preparados para os desafios do mercado”.

Além de trabalhar na usina, Wendson Darlan também está participando do treinamento e conta que a operação do sistema da colheitadeira lhe chamou bastante a atenção e que o curso está sendo uma oportunidade de entender melhor na prática sobre o assunto.

“Essa é a segunda vez que participo de um curso ministrado pelo professor Ronaldo, e estou aprendendo a forma certa de operar a máquina. Tem sido excelente, pois o ensino é de boa qualidade, nós entendemos bem o conteúdo e participamos ativamente fazendo perguntas para sanar todas as nossas duvidas”.

O representante do sistema, Gabriel Petelinkar, conta que a parceria com a usina já existe a cinco anos e que na época em que ocorreu o primeiro contato entre as instituições o Senar apesar de não ter um profissional capacitado na área de operação e manutenção de colheitadeiras de cana, buscou atender essa demanda.

“No SENAR não tínhamos uma pessoa específica com essa qualificação. Então entramos em contato com outras regionais e encontramos um profissional que tem a metodologia do Senar, que é instrutor do SENAR em Goiás que se dispôs a vir dar esses treinamentos aqui. Desde então todo ano fazemos esse curso de operação de colheita e manutenção de colhetadeira de cana”, finaliza.

Assessoria de Comunicação Sistema Faepa/Senar-PB
(83) 3048-6050 / (83) 3048-6073
facebook.com/faepasenarpb
instagram.com/faepasenarpb
twitter.com/faepasenarpb
youtube.com/faepasenarpb
senarpb.com.br