14 de agosto de 2023
Sistema Faepa/Senar-PB apresenta soluções para a pecuária no semiárido
O Sistema Faepa Senar PB realizou na sexta-feira (11) o primeiro “Dia de Campo” do projeto Forrageiras para o Semiárido – Fase 2, no município de Assunção (PB) marcando um avanço para a pecuária local.
O evento reuniu na Fazenda Catolé, pesquisadores, técnicos de campo, produtores rurais, alunos e professores de universidades das áreas de agrárias, além de caravanas de outros municípios com o objetivo de mostrar os resultados do desenvolvimento de rebanhos com forrageiras especialmente adaptadas à região semiárida. Quem destacou a importância da realização do dia de campo para região foi o superintendente da instituição, Sérgio Martins.
“É importante mostrar a realidade de uma produção em sequeiro que é viável ao nosso semiárido. Temos o forrageiras um, que fez o teste com campineiras, palmas e leguminosas e agora estamos fazendo a apresentação do experimento já com animais, mostrando inovação e adequação tecnológica própria para o nosso semiárido aos que vieram”, disse.
Gabriel Petelinkar, coordenador estadual do projeto, enfatizou a necessidade de aplicar esse conhecimento:
“É importante que essas pessoas levem para seus municípios e fazendas um pouco do que viram aqui, por que a diversidade de tecnologia implantada nessa Unidade de Referência Tecnológica (URT) conseguimos replicar em qualquer lugar do país. E quando falamos a nível de semiárido, são tecnologias que já estão provadas ao longo do tempo e que podem ser uma forma de melhorar a renda do produtor”.
A iniciativa busca alternativas sustentáveis e inovadoras para a alimentação do gado no semiárido ao focar em técnicas e soluções adaptadas ao clima desafiador da região, o projeto visa otimizar a produtividade e qualidade dos rebanhos.
Os mais de 180 participantes, tiveram a chance de interagir com especialistas da Embrapa e do Instituto CNA, ambos parceiros do sistema no desenvolvimento do projeto, para trocar experiências e conhecimento sobre temas relacionados a produção de forragens e aprendendo sobre as novas variedades de forrageiras e técnicas adaptadas ao clima.
Além da equipe doo sistema também estavam a frente do dia de campo a supervisora do Instituto CNA, Alenilda Carvalho, o técnico do projeto e presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Juazeirinho, Humberto Gonçalves, o engenheiro agrônomo e analista técnico da Embrapa, José Wilson e os pesquisadores da Embrapa, Fernando Henrique e Roberto Pompéu que apresentaram os resultados e o funcionamento do projeto na região.
Assessoria de Comunicação Sistema Faepa/Senar-PB
(83) 3048-6050 / (83) 3048-6073
facebook.com/faepasenarpb
instagram.com/faepasenarpb
twitter.com/faepasenarpb
youtube.com/faepasenarpb
senarpb.com.br